HOME Quem Somos

Quem Somos

Conheça quem somos e o que fazemos!

SOBRE NÓS

A Inspetoria Nossa Senhora Aparecida faz parte do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, mais conhecidas como Salesianas.  Temos hoje, 69 Irmãs, FMA, com um total de 11 comunidades: a Casa Inspetorial, 5 Escolas, 3 Obras Sociais e 2 Comunidades Inseridas.

A Inspetoria Nossa Senhora Aparecida tem como Missão: “Animar e gerenciar a missão educativa com a força do carisma Salesiano em suas unidades”.

Tanto as Escolas quanto as Obras Sociais e as Comunidades Inseridas da INSA desenvolvem um intenso trabalho educativo-pastoral. Através de diversas iniciativas formativas, acompanhamento personalizado e uma série de experiências de agrupamento juvenil, ao longo do tempo, vão constituindo um Itinerário de Educação à fé. A educação salesiana traz em si o objetivo de acompanhar os jovens a partir de suas histórias e ajudá-los a construir o seu Projeto de Vida. Nesse sentido, educandos e educadores percorrem, juntos, um caminho educativo que privilegia a centralidade da pessoa e o seu processo de maturidade, no qual a fé tem um sentido libertador que leva a pessoa a se auto transcender e a sentir-se convidada a internalizar os valores.

A partir da condição de Educadores e Educadoras salesianos, comprometidos com a educação integral das crianças, adolescentes e jovens, os ambientes educativos procuram otimizar todos os recursos para que se possa tecer um sistema de valores humanos e cristãos. Esse princípio, vivenciado na prática educativa, é capaz de reformular, segundo as exigências da sociedade, o binômio “bons cristãos” e “honestos cidadãos”, concretizando assim, em cada casa salesiana, o legado de Valdocco e de Mornese.

 

50 anos a serviço da vida!

Irmãs Salesianas: Educando e evangelizando a juventude do Sul do Brasil!

Sede Inspetorial


Inspetoria São João Bosco


Missão

“Animar e gerenciar a missão educativa com a força do carisma Salesiano em suas unidades”.

Visão

Ser uma rede de excelência acadêmica nas dimensões educativo pastoral

Valores

1. Sistema Preventivo de Dom Bosco 2. Competência 3. Solidariedade 4. Ética 5. Fidelidade


Pastoral Juvenil Salesiana

A pastoral juvenil é a realização inculturada da missão educativa, dom carismático expresso na experiência de Dom Bosco, de Maria Domingas Mazzarello e na tradição do Instituto. É o modo típico de manifestar a atenção da Igreja para com as jovens gerações, para que Cristo cresça em seus corações e se comprometam em uma cidadania ativa.

A pastoral juvenil se coloca no horizonte eclesial do anúncio do evangelho da alegria e da dimensão social da evangelização (Cf Evangelii Gaudium n. 176-258) no mundo atual. Isto implica uma conversão pastoral que se realiza quando a comunidade educativa se põe na escuta da realidade,  abre-se ao diálogo,  torna-se disponível a reler a vida à luz do encontro com Jesus e descobre novamente “os jovens, nossa terra santa”. Conheça mais sobre a Pastoral Juvenil Salesiana: http://pastoral.rsb.org.br/

Formação

Desde as origens, Dom Bosco e Maria Domingas Mazzarello tiveram um cuidado especial com a formação. Todas as etapas da formação das Filhas de Maria Auxiliadora são pensadas para responder às necessidades que emergem do pluralismo dos contextos e de situações culturais que estamos vivendo. Na Inspetoria Nossa Senhora Aparecida seguimos as orientações do Projeto Formativo e do âmbito da Formação para realizar as diferentes etapas formativas.Desde as origens, Dom Bosco e Maria Domingas Mazzarello tiveram um cuidado especial com a formação. Todas as etapas da formação das Filhas de Maria Auxiliadora são pensadas para responder às necessidades que emergem do pluralismo dos contextos e de situações culturais que estamos vivendo. Na Inspetoria Nossa Senhora Aparecida seguimos as orientações do Projeto Formativo e do âmbito da Formação para realizar as diferentes etapas formativas.

Comunicação Social

Desde as origens do Instituto das FMA, tanto Dom Bosco, quanto Madre Mazzarello possuía a intuição de que a Comunicação é algo de extrema importância no processo de educação e evangelização.

Vivendo hoje, um contexto de grandes mudanças, em que as tecnologias da comunicação são elemento do cotidiano de praticamente todas as pessoas, é essencial pensar os processos de Comunicação. É neste sentido que se pode pensar para além dos meios, buscando sempre comunicar vida, esperança e alegria.

 

Animação Missionária

O Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora é, desde a sua origem, um Instituto missionário, seja a ação cotidiana em qualquer lugar que uma FMA se encontre, seja em uma missão específica a serviço da evangelização e educação dos jovens em terras distantes. Na Inspetoria Nossa Senhora Aparecida temos Irmãs que são missionárias inter e ad gentes, realizamos também Missões Jovens na certeza de que todo cristão é chamado a “Ser Missionário”.

Familia Salesiana

D. Bosco, desde o início, foi propagando sua espiritualidade, com a intenção de envolver, contagiar, convocar outras pessoas e lança-las no campo da educação e evangelização: utopia de formar uma família, proporcional à vastidão e variedade dos empenhos e das competências, aberta a amplas influências, a diferentes participações na unidade da missão, de espírito, de método e com a multiplicação do potencial operativo.

A pertença se alimenta de um espírito comum, que orienta para uma extensa e complementar missão juvenil. A Família Salesiana é atualmente composta por 28 grupos de institutos de vida consagrada e associações de leigos.

 

ONDE ESTAMOS



Informações de Contato

TELEFONE

(51) 3311-4090


ENDEREÇO

Rua Gonçalo de Carvalho, 390, Moinhos de Vento


EMAIL

secretaria@salesianasbpa.com.br