HOME Multimídia

Multimídia

Fique por dentro...

Acolhida 2018
Acolhida 2018 reservou momentos de integração aos alunos e de formação aos educadores do Colégio Salesiano Jardim Camburi

Fonte: Colégio Salesiano Jardim Camburi

Uma programação repleta de momentos de integração, entusiasmo e formação marcou o início do ano letivo de 2018 no Colégio Salesiano Jardim Camburi, em Vitória-ES. A Acolhida à comunidade educativa começou no dia 29 de janeiro, com o retorno da equipe pedagógica do ensino fundamental I, ensino fundamental II e ensino médio. Nos dias 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro, os alunos e seus familiares foram recebidos com atividades especiais, como teatro e recreio cultural. 

Os educandos da 3ª série do ensino médio também participaram de um bate-papo com os egressos da turma de 2017, aprovados em instituições de ensino superior em todo o Brasil. Durante o encontro, os estudantes conheceram algumas dicas de estudos e conselhos dos ex-alunos sobre a preparação para o Enem, além de receber orientações da equipe de educadores do ensino médio. 

Capacitação e inovação 

O início do ano letivo de 2018 reservou ainda um momento de capacitação às equipes pedagógicas do ensino fundamental I e do ensino médio, nos dias 29 de janeiro e 3 de fevereiro. Professores, supervisores e orientadores participaram das formações da Rede Salesiana Brasil - Escolas, com abordagem do uso do Material Revisional Enem e da Coleção Imaginação e Arte. Os momentos foram conduzidos pelo professor José Vieira e pelas autoras dos livros paradidáticos da Edebê Brasil, Edna Ande e Sueli Lemos. Educadores do Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória e do Ginásio Brasil, de Baixo Guandu, também participaram da capacitação. 

Para a professora do 4º ano do ensino fundamental I, Ana Cláudia Albuquerque, a formação vem em um momento muito importante do ano letivo. “Com as dinâmicas e intervenções que participamos, poderemos conduzir o planejamento de atividades dos alunos de forma mais criativa e inovadora. Os novos livros paradidáticos nos permitem um amplo trabalho pedagógico dentro das áreas de conhecimento”, destacou. A inovação no planejamento de atividades também foi percebida pelo professor de Matemática do Ensino Médio, Luciano Fonseca. “Por meio desta formação, nós observamos os desafios e possibilidades que o Material Revisional Enem permitirá no ponto de vista do aluno e do professor. Desenvolveremos as aulas trabalhando as competências e habilidades, potencializando o conteúdo trabalhado com os educandos em sala de aula”, afirmou.