HOME Multimídia

Multimídia

Fique por dentro...

Alunos do Colégio Dom Bosco de Araxá responderam à pesquisa na Sala de Informática
Avaliação Institucional mobiliza alunos e pais nos colégios salesianos da ISJB

A pesquisa é uma grande oportunidade de identificar os pontos fortes e fracos das escolas

A Inspetoria São João Bosco acredita que todo trabalho executado necessita ser aperfeiçoado constantemente e que esta evolução só ocorre de forma eficaz quando conta com a participação de todos os envolvidos. Por isso, até neste dia 25 de junho, ela promove em todas as escolas que mantém uma avaliação institucional voltada para os alunos e os pais.

O objetivo dessa pesquisa é realizar um diagnóstico das escolas, que sirva de base para o desenvolvimento de ações de aprimoramento do serviço prestado. Todo o processo é realizado de forma online. São dois questionários: um voltado para os pais dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e outro para os estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Ao longo da pesquisa os respondentes podem avaliar o serviço, o atendimento e a infraestrutura da escola, além de realizar uma autoavaliação.

“Os momentos de reflexão que a avaliação institucional proporciona, permitem à escola o exercício de sua autonomia frente à organização e efetivação do processo educativo, com isto verifica-se a grande responsabilidade que têm a escola e os sujeitos que ali atuam quanto às definições e formas de condução do trabalho. Contudo, é importante ouvir a comunidade, manter um canal de diálogo com os alunos, pais/responsáveis e demais pessoas que utilizam os serviços da escola”, explica a analista educacional da ISJB, Priscila França.

Com o resultado da pesquisa em mãos, a ISJB poderá promover melhorias nos colégios, que corrijam as falhas identificadas e intensifiquem os pontos fortes elencados. Por isso, a participação dos pais e alunos é fundamental. “A avaliação Institucional está contribuindo para um vento favorável na provocação de uma mobilização interna e externa na qual os alunos e as famílias estão se sentindo partícipes de um processo de mudança na escola”, conta o diretor pedagógico do Instituto Dom Bosco de Campos dos Goitacazes-RJ, André Pestana.

Os estudantes têm respondido à pesquisa na própria escola, de acordo com a programação elaborada por cada unidade. Os pais devem respondê-la em casa, seja pelo computador ou por dispositivos móveis, o site em que a pesquisa está publicada é totalmente adaptável a estas mídias. A avaliação deve ser acessada pelo site: www.salesianos.br/pesquisa2018. Na página inicial o respondente deve identificar a escola com a está relacionado e, em seguida, inserir a senha que foi enviada para os país na agenda dos alunos e repassada aos próprios estudantes durante a aplicação na escola.