HOME Multimídia

Multimídia

Fique por dentro...

Obras desenvolvidas pelos alunos no final ao projeto
Projeto do Colégio Região oceânica une arte e história em estudo sobre o Rio de Janeiro

Fonte: Nathália Dinelli, Colégio Salesiano Região Oceânica

O Colégio Salesiano Região Oceânica realizou um projeto com as turmas do 9ª ano intitulado “A realidade carioca visita as vanguardas do século XX”. A atividade foi coordenada pela professora de Artes, Patrícia Regina de Carvalho. O projeto chegou à semifinal do Prêmio Arte na Escola Cidadã, do Instituto Arte na Escola / Fundação Ioschpe. Ele foi encaminho ainda à PUC - SP para concorrer à apresentação de trabalhos sobre metodologias ativas no dia 25 de novembro. 

O objetivo principal do projeto foi escolher como tema um problema observado no estado do Rio de Janeiro, percebendo a relevância da transformação, da autonomia e do protagonismo do educando, as semelhanças entre o período histórico estudado, e os fatos e acontecimentos atuais, como geradores de emoções e tensões, bem como, a maneira de registrar e elaborar os acontecimentos em seu cotidiano, e a forma como os artistas apresentaram suas poéticas.

Com a temática pertinente a sua realidade cotidiana, os alunos realizaram pesquisas sobre sua origem, as formas como perpetram a sociedade e de que maneira são executadas nos dias atuais. A ideia era construir uma justificativa para esta escolha que não fosse superficial e muito menos concebida pelo senso comum ou pelas redes sociais, mas fruto de uma pesquisa e reflexão.

O projeto aconteceu com a construção de um trabalho em equipe que permitiu cada integrante participar com suas características e potencialidades, compreendendo a dimensão das artes visuais um fator de transformação social, desenvolvendo o pensamento colaborativo, e ao mesmo tempo que pudessem explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente as diferentes produções artísticas para reconhecer o fenômeno cultural, histórico e social, a partir da compreensão de diferentes contextos e dialogando com as diversidades, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação.

Ao final, unindo os conhecimentos adquiridos os alunos criaram uma obra, em suporte semelhante ao tipo de produção do movimento artístico estudado, e o tema determinado pelo grupo para produção, justificando cada escolha de produção e compartilhar cada movimento das vanguardas, à medida que as dúvidas eram apresentadas, verificou-se o quanto foi possível assimilar o conteúdo, muitos alunos amadureceram seus pontos de vista e conseguiram expor visões intrigantes de suas relações com os temas.