HOME Multimídia

Multimídia

Fique por dentro...

Aphia Ribeiro auxiliando alguns alunos durante o projeto
Projeto do Colégio Salesiano N. Sra. da Vitória ressalta identidade capixaba

 

Trabalho realizado com os alunos do 6º ano do EF II reúne atividades culturais e extraclasse

Por Marianna Rosa e editado por Vinícius Melo, 12/04 às 14:32

 

Aprender sobre a história e a cultura da cidade por meio de seus monumentos, suas praças, seus parques e seus espaços públicos, utilizando recursos como a arte e a literatura, é a proposta do Projeto Identidade Cultural Capixaba, trabalho realizado com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória/ES.

O projeto que visa a produção de telas e postais com as paisagens de Vitória/ES e de Vila Velha/ES, teve início com a palestra do professor de Arquitetura e Urbanismo da Católica de Vitória Centro Universitário, João Sayd, e de sua aluna do 8º período, Aphia Ribeiro. Eles apresentaram aos educandos do colégio o projeto Visitar Vitória, que mapeia 158 locais do Centro Histórico da capital e apresenta, por meio de um site e utilizando o recurso da geolocalização, informações sobre monumentos e pontos importantes da cidade. O professor ainda explicou as características de um centro histórico e deu uma aula sobre a transformação de Vitória, contando sobre suas ruas, suas ladeiras, suas escadarias, os edifícios mais antigos localizados na Cidade Alta e outros espaços que se destacam. A aluna Gabriela Pereira Potiguara, de 11 anos, disse que ficou entusiasmada com a aula. “Achei muito legal a palestra! Aprendi sobre locais que ficam perto da minha casa. Não vejo a hora de sairmos em grupo para fotografar esses monumentos”.

Fotos, pinturas e leitura de lendas

O projeto Identidade Cultural Capixaba ainda trará aos educandos a oportunidade de participar de uma oficina fotográfica e de realizar uma saída pedagógica, por Vitória e Vila Velha, em um ônibus turístico panorâmico. Os registros fotográficos realizados pelos alunos, durante a viagem, serão impressos em um livro e em telas, que, por sua vez, serão expostas em um vernissage. Posteriormente os jovens participarão de mais uma palestra, dessa vez com a escritora Silvana Sampaio, que também realizará uma tarde de autógrafos com os educandos e contará algumas histórias a eles na biblioteca da escola. A supervisora pedagógica do Ensino Fundamental II, Norma Goés, fez questão de destacar a importância do projeto. “Nosso objetivo é que eles se encantem com a bagagem cultural de cada canto da nossa Vitória. Será uma aprendizagem muito significativa, que com certeza ficará na memória de nossos estudantes”.

 

Veja e releia mais notícias: Ex-aluna da Católica de Vitória assume cargo como nova coordenadora de Pastoral Universitária
Colégio Salesiano de Belo Horizonte: seis décadas de trabalho em prol da educação