HOME Multimídia

Multimídia

Fique por dentro...

Evento apresentou a comunidade os propósitos do Colégio e do Instituto.
Colégio Salesiano Rocha Miranda e Instituto Reação: juntos pela juventude

 

Parceria vai potencializar a oferta do esporte para a juventude da região 

Por Bruno Lyra, editado por Isabella Almeida

 

Os salesianos de Dom Bosco reconhecem que o esporte é um excelente recurso para ampliar as habilidades socioemocionais das crianças, jovens e adolescentes. Com as práticas esportivas, a juventude desenvolve a autoestima, o protagonismo, o trabalho em equipe, a autogestão, a liderança e o autoconhecimento. Eles exploram os seus limites físicos e passam a legitimar a comunhão como receita do sucesso. Oportunizar a todos, principalmente aos mais vulneráveis, essa vivência prática é o horizonte que os salesianos buscam em sua missão diária.    

Para fortalecer esse propósito, acolhendo novas possibilidades de alcançar a juventude, o Colégio Salesiano Rocha Miranda e o Instituto Reação se uniram para potencializar a oferta do esporte para a comunidade da região.  A frente do Instituto está o judoca medalhista olímpico e pan-americano, Flávio Canto, que também é apresentador esportivo na maior rede de comunicação do país, a Rede Globo. 

No dia 28 de junho, o Colégio promoveu uma reunião com a comunidade escolar e contou com a participação de Flávio (clique aqui e assista) . O objetivo foi compartilhar com o público presente os propósitos que a escola e o instituto têm em comum e o projeto em parceria que está sendo desenvolvido. Karina Bolzam, diretora estratégia da Inspetoria São João Bosco, ficou à frente da noite, com a condução da palestra Desafios e possibilidades da educação. “A parceria do Colégio com o Instituto Reação nos permitirá endossar uma oferta esportiva mais sólida à comunidade de Rocha Miranda. O nosso compromisso em desenvolver conhecimentos, habilidades, atitudes e valores se materializam quando ofertamos aos nossos alunos e à comunidade em que estamos inseridos, a prática que se sustenta pela teoria”, disse ela. 

Para o Pe João Carlos André, diretor geral da unidade, “a missão que nós, salesianos de Dom Bosco, assumimos quando dizemos sim a nossa vocação é justamente esta, criar oportunidades que permitirão à juventude crescer, se desenvolver, a fim de formarmos bons cristãos e honestos cidadãos. Acredito que, quando assumimos parcerias como essa, estamos contribuindo com o desenvolvimento humano por meio do esporte. A comunidade de Rocha Miranda e o nosso entorno merecem ter em nosso meio parcerias que privilegiam a população”. 

Ainda durante o evento, o judoca Flávio Canto, em um bate papo descontraído com os presentes, falou sobre a metodologia do Instituto Reação. “Construímos o que chamamos de ‘o caminho’, nossa metodologia que consiste em três fases: construir, conquistar e compartilhar. Acreditamos que o sucesso, quando não tem esses três momentos, não existe. Vivemos em uma sociedade em que as pessoas querem conquistar sem construir, mas a conquista sem construção vai embora rápido. Temos que ensinar a criança, o aluno, a lidar com as frustrações, a perder e se levantar. E depois, na conquista, nós acreditamos que ela só tem sentido se esse sucesso for compartilhado”, enfatizou. 

Sobre o Instituto Reação 

O Instituto Reação é uma organização não governamental que promove o desenvolvimento humano e a inclusão social por meio do esporte e da educação, fomentando o judô desde à iniciação esportiva até o alto rendimento, atuando concomitantemente na dimensão socioemocional. Além de Rocha Miranda, o Instituto tem polos na Rocinha, Cidade de Deus Tubiacanga, Pequena Cruzada, Solar Meninos de Luz, Parque Olímpico e Cuiabá-MT. Atualmente, são atendidas mais de 1600 crianças, adolescentes e jovens, a partir de quatro anos.

Parceria vai potencializar a oferta do esporte para a juventude da região.